1 2 3 4

31 janeiro 2013

Delírios sobre a vida: um Brasil, dentro dos Estados Unidos



Meninas, ontem, eu estava assistindo ao jornal e vi uma matéria que falava sobre as eleições nos Estados Unidos. Entre o discurso de Obama, ele afirmou concordar que é preciso dar cidadania aos 11 milhões de imigrantes que vivem ilegalmente nos Estados Unidos.

Esse assunto fez a minha cabeça voltar ao passado. Fez eu me lembrar de um momento da minha vida em que pude conviver com pessoas que estavam vivendo essa realidade. Decidi, então, fazer esse post e compartilhar com vocês meus delírios sobre uma realidade que vivi e que realmente existe. Um Brasil dentro dos Estados Unidos.

A história começa assim...


Há, mais ou menos, 6 anos, fiz um intercâmbio. Fui morar no EUA. Lá, trabalhei em alguns subempregos. O lugar que mais me marcou foi uma lanchonete fast food. Uma rede conhecida internacionalmente, mas que prefiro não divulgar o nome. Nessa época, eu morava em Massachusetts. Assim que cheguei, eu me espantei com a quantidade de brasileiros. No prédio onde eu morava, acredite, todos os meus vizinhos eram brasileiros.

Meu espanto maior foi no meu primeiro dia de trabalho na lanchonete. Todos os funcionários eram imigrantes ilegais, exceto dois americanos. O restante era sul-americano. Em sua maioria, brasileiros. Todos morando ilegalmente.

Com o dia a dia, fui conhecendo essas pessoas, escutando suas histórias, e me apaixonando por sua coragem, garra e esperança.


A maioria desses imigrantes viram nos Estados Unidos uma oportunidade de fazer dinheiro e melhorar as condições de renda da família. Para isso, abandonaram filhos, marido, esposa, irmão... abandonaram as pessoas que amavam para tentar a vida na tão famosa América. Mensalmente, enviavam dinheiro para garantir a qualidade de vida da família. Uma grande felicidade, mas que trazia uma infinita tristeza. 

Conheci mães que não viram seus filhos crescerem. Tinham apenas fotografias e choravam ao me mostrar como suas crianças já estavam grandes. 


Conheci mulheres que não viam há anos seus maridos.


Jovens que largaram os estudos no Brasil, para trabalhar em subempregos nos Estados Unidos. 


Conheci quem foi como turista e ficou ilegal. 


E ainda quem entrou pelo México, arriscando sua própria vida. 


Cada história, cada lágrima e cada sorriso de cada um que compartilhava comigo suas tristezas e esperanças me fizerem ter uma grande revolta pelo meu País. Como é possível uma nação não dar possibilidades de crescimento para os seus cidadãos? Nessas horas, eu lembrava daquele música de Legião Urbana, e me perguntava: “Que País é este?”. 


E eu mesma respondia: “É a po@#% do Brasil!”.

Fico muito feliz em saber que os Estados Unidos têm dado uma atenção maior a essas pessoas. Pessoas que são tratadas como seres sem nenhum direito, que sofrem preconceito, mas que têm muita fé e esperança em ter suas vidas de volta.

É o que desejo. Assim como um Brasil digno para todos.



Obrigada por dividirem comigo meus delírios de hoje, meninas. Que a fé e a esperança dessas pessoas seja um grande exemplo pra gente nunca desistir dos nossos sonhos.

5 comentários:

  1. Adorei o blog*-*
    Estou seguindo,se puder,segue o meu? http://medllin.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá amada :)
    Fico feliz que também tenha gostado do meu blog ...
    Já estou seguindo o seu >.<
    beijos s2

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, seu blog ta muito lindo. Voltarei mais vezes

    Te seguindo me segue tb? e comenta?

    http://divaspoderosas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Que tenso, a realidade é essa mesmo, o país está do jeito que está e muitos tem que ir ilegalmente para outros países para ter uma vida digna de um ser humano! Adorei o post, ficou ótimo.
    www.espacegirl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Que lindo esse possssssssssssssssst *-*
    Adorei essa "historia" *-* é o mundo em que vivemos , como evolui
    Beijos,
    Estéffani Fontes, do blog Aos Dezesseis Anos
    http://aosdezesseisanos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...